Em alguns países
asiáticos, mais marcadamente na Índia, acredita-se que comer pimenta ou espalhá-la pela casa afasta maldições e maus agouros, conseqüentemente sendo símbolo de boa sorte. Nesses países, as causas mais comuns de morte, além da desnutrição, são vermes e o cólera, além disso, tenha em mente que os hindus consideram as doenças como sendo castigos dos deuses.
Quando consumida em grande quantidade, a pimenta tem propriedades vermífugas e combate a bactéria 'Vibrio cholerae', agente do cólera. Além disso, também se sabe que espalhar um macerado de pimentas frescas pela casa (se você agüentar o cheiro) afasta uma série de insetos e pequenos artrópodes, inclusive alguns vetores de doenças.
Por conta dessas características, a pimenta seria apontada como "afastadora de castigos" o que, com o tempo, acabou se tornando símbolo e amuleto de sorte e de 'bons fluidos'. Hoje, muitas das propriedades benéficas da pimenta são bem conhecidas e comprovadas: estimula a liberação de endorfinas (espécie de analgésico natural), auxilia as funções do estômago, é antiinflamatória e antioxidante (combate o envelhecimento) e até mesmo combate o aparecimento/desenvolvimento de certos cânceres; mas nada ligado às tais "propriedades espirituais". (Internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário